quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PARA TODOS QUE TEM UM TRABALHO DE HISTÓRIA SOBRE AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA

Primeiras Civilizações da América

27/03/2008 - Grupo Escolar
Muito antes da chegada de Cristovão Colombo a América já era ocupada por vários povos que viviam de várias formas que iam da organização tribal, como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil, até vastos impérios, como era o caso dos INCAS e dos ASTECAS, que localizavam na região conhecida como meso-america. Muitas dessas civilizações desapareceram da colonização que se iniciou no final do século XV, mas deixaram suas heranças históricas que até os dias de hoje marcam o nosso continente.
OS MAIAS
 
Introdução
A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Organização e sociedade
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
         
            Escrita
Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.



OS ASTECAS

  Conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano, mas grande parte dos documentos produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores. Em seu lugar ficaram os relatos feitos pelos europeus.
 


OS INCAS

Formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde a Bolívia, Peru, Equador, parte do Chile, chegando até a Argentina. As terras do império INCA iam dos Andes a região litorânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário